Categoria(s): Planejamento

COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas

@kthake casamento na quarentena 1024x683 - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
Foto Katie Hake

Primeiro e mais importante, vamos todos respirar fundo! O mundo sofre neste momento e você não é a única a se sentir com medo e insegura. Infelizmente, ninguém estava preparado para uma pandemia como essa, mas vai passar!

Em um período que deveria ser de pura animação para você que planeja o seu casamento, estamos todos enfrentando os efeitos da COVID-19. Dito isto, quero que saiba que o A Cada Sim está com você! Você certamente não está sozinha e eu estou aqui para te dar apoio durante esse tempo sem precedentes.

Onde conseguir informações sobre a COVID-19?

Vamos deixar uma coisa bem clara, você não irá conseguir informações sobre o novo coronavírus aqui. O A Cada Sim não é um canal de saúde e nem a maioria dos perfis que a gente segue no instagram, então minha recomendação é:

  • Procure informações de quem tem a missão de proteger e informar o público – O Ministério da Saúde e a OMS são os responsáveis por divulgar informações acerca da COVID-19 em âmbito nacional e mundial.
  • Se aprofunde com os experts – Fora isso, vários estudos clínicos tem sido publicados em veículos reconhecidos pela comunidade médica.
  • Não acredite em tudo o que lê – Muita informação falsa tem sido repassada online, cuidado com o que você retém.
  • Se você fará um destination wedding em outro país, certifique-se de acompanhar as orientações para eventos e viagens periodicamente.

Todos os Estados brasileiros tomaram medidas para prevenir aglomerações, algumas cidades passaram ou ainda passam por lockdown – lockdown é quando a região se fecha e as pessoas não podem sair de casa, apenas os serviços essenciais permanecem abertos. Já os governos que tomaram medidas mais restritivas no início, agora retomam aos poucos o comércio.

Muitos casais de março, abril e maio remarcaram seus casamentos para os meses de junho, julho e agosto e agora se vêem na expectativa de terem que fazer nova mudança de planos. Então é aqui que a gente entra, para oferecer suporte e orientação, assim você poderá definir como avançar com os planos do seu tão sonhado casamento!

meagan puett noivos com máscara covid 19 1024x682 - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
Foto Meagan Puett

COVID-19 e os casamentos de junho, julho e agosto de 2020

Em 13 de março o Ministério da saúde recomendou “cancelar, adiar ou realizar sem público grandes eventos, independente da natureza da cerimônia. Se não for possível, em locais com transmissão, cancelar atividades em locais fechados com aglomeração de mais de 100 pessoas.”
(crédito – O Globo)

Aceitar que os casamentos de junho, julho e agosto precisarão ser remarcados é uma realidade dolorosa, eu sei. Estou com você, mas se te trouxer um pouco de conforto, outros casais ao redor do mundo também estão passando por uma situação semelhante neste exato momento.

Acima de tudo, o que mais importa agora é a sua saúde, do seu noivo e de familiares e amigos queridos.

Se vocês se casarão no Brasil, minha recomendação é que conversem sobre a possibilidade de remarcar o casamento para o final do segundo semestre, nos meses de outubro, novembro ou dezembro.

Se a celebração for um destination wedding, é interessante aguardar um pouco mais antes de definir uma data já que o cenário tem mudado constantemente.

Mas não precisa se afligir, porque vou te dar um plano para você adiar o casamento de forma efetiva!

@shmuraiphoto coronavírus e casamento 1024x683 - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
Foto Vitali Shmurai

O que fazer se você tiver que adiar o casamento por causa da COVID-19?

Decisão tomada, coração seguro de que é o melhor a se fazer, agora o próximo passo é ficar tranquila e ser rápida ao tomar as próximas providências.

Revise os contratos do casamento

Antes de ter qualquer conversa difícil, comece a ler as cláusulas dos contratos já fechados. Você verá que alguns serviços possuem contratos enxutos e diretos, outros serviços possivelmente terão contratos mais complexos e até longos. É importante que você conheça seus contratos de trás para frente antes de começar a contactar seus fornecedores.

Depois de ler todos os contratos você e seu parceiro já terão uma ideia de opções, do que esperar da conversa e também terão elementos para decidir pelo adiamento ou cancelamento. Eu fortemente recomendo que adiem, cancelamentos irão representar prejuízo financeiro tanto para os vocês quanto para os fornecedores.

Fale com os seus fornecedores sobre o adiamento

Me sinto bem confortável quanto ao que vou falar agora: o mercado de casamento é composto basicamente por pequenos e microempresários, e todos eles estão passando por dificuldades nesse momento.

A comunidade tem sido extremamente solidária quanto aos casos de adiamento e os fornecedores não estão tentando lucrar em cima dos noivos.

Esclarecido isso, por gentileza, trate seus fornecedores com respeito e esteja certa de que ele fará o possível para lhe ajudar, seja flexibilizando a agenda, retirando a multa pela remarcação de data, enfim, cada um está dando o melhor de si.

E por falar em data, esteja aberta a negociar. O segundo semestre normalmente é o período mais procurado do ano pelos casais. Por causa dos adiamentos dos eventos de março, abril e maio, possivelmente as agendas para todos os sábados e vésperas de feriado em 2020 já estarão lotadas.

Considere se casar num domingo ou dia de semana e esteja preparada para o caso de não conseguir data com todos os seus fornecedores. O Ibrafe recentemente lançou uma campanha com desconto tabelado por setor, que variam entre 10 a 30%, para os casamentos que acontecerem de terça a quinta-feira.

Nesse momento é muito importante contratar uma assessoria caso você ainda não tenha, pois esse profissional já está preparado para lidar com os imprevistos, os adiamentos e vai ajudar a compor a melhor saída com todos os fornecedores do seu casamento.

Conheça as assessoras e cerimonialistas de casamento indicadas pelo A Cada Sim.

Molly Jane Photography casamento em tempos de COVID 19 819x1024 - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
Foto Molly Jane

Informe os seus convidados que o casamento foi adiado em razão da COVID-19

Independente de vocês terem tomado a decisão de adiar ou cancelar o casamento, seus convidados precisam saber. O mais rápido possível.

Não importa se vocês já enviaram todos os convites, metade deles ou ainda nenhum. Também não importa se vocês definiram uma nova data ou não. O adiamento precisa ser comunicado logo e com muita clareza.

estúdio calla save the date minimalista - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
Save the Date Estúdio Calla

A Ana Carolina do Estúdio Calla é especialista em papelaria de casamento autêntica e faz cada item à mão, com todo amor. Desde que começou a se falar em coronavírus aqui no Brasil, ela tem vivenciado junto com as noivas a tristeza pelo adiamento e as dúvidas que surgem quanto aos convites.

Acredito que cada casal é único e, até nos percalços, o estilo deles deve se destacar. Uma coisa que recomendamos para todos: Comunique a alteração da data! Agora, a forma como isso será feito é muito particular, por isso deve ser analisado caso a caso.

Ainda não recebi os convites do meu casamento. O que devo fazer?

Para os casais que ainda não entregaram os convites impressos, conseguimos segurar a impressão para fazer os novos convites com a data nova.

Recebi os convites mas ainda não comecei a entregar. E agora?

Em alguns casos já tínhamos enviado os convites, mas os noivos ainda não tinham começado a entregar. Para esses casais desenvolvemos um cartão “extra” que será entregue junto com o convite, comunicando a nova data.

estúdio calla save the new date rústico - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
papelaria Estúdio Calla

Qual a recomendação para quem já entregou os convites?

Para quem já entregou, fazemos um save the new date e, em alguns casos, fazemos um novo convite, seguindo a mesma identidade do anterior.

O que fazer sobre os casamentos de setembro em diante?

Estamos todos navegando em território desconhecido e não podemos ter certeza se ate lá os casamentos estarão liberados. O que sabemos até agora é que as previsões do Ministério da Saúde se concretizaram e atingimos o pico da COVID-19 aqui no Brasil.

O melhor a se fazer é manter a calma, não tomar nenhuma decisão ainda e acompanhar as notícias.

Abrace formas alternativas de se casar

Aqui no A Cada Sim temos um verdadeiro amor pelas celebrações autênticas! Sabemos que o momento é de cautela, mas existem formas alternativas de tornar esse momento único e muito especial.

Pensando em você que realmente não quer abrir mão de se casar mas está disposta a pensar fora da caixinha, aí vão algumas sugestões alternativas de casamento que já estão começando a ser adotadas pelos noivos brasileiros:

casamento por videoconferencia - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
Foto G1

Casamento civil por videoconferência

O Estado de Minas Gerais realizou no dia 30 de abril o primeiro casamento por videoconferência. O casal piloto foi a Heloísa e o Welton, que se conheceram na internet.

Heloisa e Welton foram cedo para a frente do computador. A noiva estava de vestido, tudo como manda o figurino.
“Minha amiga me produziu. Tem até buquê!”, disse a noiva.
Noivos e testemunhas foram identificados, seguindo todo o ritual do casamento. Quando foram questionados se era de livre e espontânea vontade que desejavam se casar, responderam o “sim” que, no lugar da assinatura presencial, formalizou a união.

(crédito G1 MG)

casamento transmissão ao vivo a cada sim - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
FOTO Inesquecível Casamento

Casamento Virtual

Transmitir o casamento Ao Vivo já é uma realidade possível para os casais que desejam selar a união nos próximos meses. O iCasei, site de casamento que adoro, oferece a possibilidade para os noivos transmitirem a cerimônia ao vivo para os convidados que não puderem estar presentes!

elopement wedding a cada sim gustavo branco - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas
Foto Gustavo Branco Fotografia

Elopement e Micro Wedding

Dois estilos de casamento que são bem comuns fora do Brasil e tem conquistado mais adeptos nesse período é o elopement e o micro wedding. Enquanto no elopement a cerimônia envolve apenas os noivos, quem sentir falta dos pais e irmãos pode criar um micro wedding super intimista!

Descubra os fornecedores que estão realizando elopements e micro weddings.

Save the (new) date

O A Cada Sim tem um presente especial para você que precisou adiar o casamento e quer comunicar a decisão aos convidados.

Criei um save the new date que você pode postar nos stories (recomendo fazer um grupo de melhores amigos com seus convidados e publicar apenas para eles) ou mandar pelo WhatsApp para os seus familiares e amigos. Não é por nada não, mas tá minimalista e lindo! 🙂

Você pode baixar clicando na imagem abaixo ou visitando a página de downloads.

covid 19 save the date - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas


Se você tem mais dúvidas, deixe um comentário ou me mande um email (ju@acadasim.com). Nós vamos passar por isso juntos! Com fé, essa será só mais história que vocês terão para contar aos filhos e netos um dia.

Fique em casa, fique segura e continue se inspirando aqui no site e nas redes sociais do A Cada Sim. Esse post continuará sendo atualizado e é o primeiro de uma série de 4 para te ajudar a organizar o casamento durante a COVID-19.

O segundo post da série também está no ar: confira agora O que dá pra adiantar do planejamento durante a COVID-19!

Meu muito obrigada ao Estúdio Calla pela contribuição, sanando as principais dúvidas das noivas sobre o que fazer com os convites do casamento durante essa período doido!

pinterest covid 19 como organizar o casamento - COVID-19 | Coronavírus x Casamentos: Como organizar o casamento, quem deve adiar, como comunicar os convidados e outras dicas

Deixe seu comentário