Categoria(s): Planejamento

Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!

como organizar um elopement wedding jordan voth - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Jordan Voth

Esse é aquele post que vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre elopement wedding, um estilo de casamento que ficou famoso na gringa mas ganhou força aqui no Brasil com a pandemia do COVID-19. Vem comigo que te explico mais!

O que é um elopement wedding?

casamento a dois elopement wedding brasilia 54fernanda e handrey por raissa cavalcante eventos heverson henrique scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Heverson Henrique
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ELOPEMENT DE FERNANDA & HANDREY

To leave home secretly in order to get married without the permission of your parents.
(Cambridge Dictionary)

O elopement wedding é um estilo de casamento que surgiu no século XVIII e vem do termo “elope”, que em inglês significa fugir de casa, ou como está na definição do dicionário de Cambridge, sair de casa em segredo, para casar sem a permissão dos pais.

Eu gosto muito dessa definição do dicionário de Cambridge porque ele é bem certeiro e literal, antigamente os casais fugiam para se casar e faziam a cerimônia somente entre eles porque os pais não aprovavam a união.

Daí você pode pensar em todo tipo de situação para os noivos fugirem para se casar: casamentos arranjados, noiva que engravidou do namorado, pessoas de classes sociais diferentes…

Aqui no Brasil a gente chama de casamento a dois ou casamento sem convidados. Não existe mais aquele temor de ter que fugir para casar, talvez, no máximo um “receio” de ter outras pessoas questionando as decisões do casal para o grande dia.

Também virou uma opção para noivos com família grande, muitos amigos, orçamento bem enxuto, ou até mesmo para reduzir os riscos de contaminação por conta da pandemia.

Dessa forma, os noivos se casam sem divulgar amplamente a decisão.

É possível a participação do núcleo familiar, mas por ser uma celebração muito pequena, geralmente os elopement weddings não passam de 10 pessoas, contando com os noivos.

Elopement wedding em tarde deliciosa no Maastik Eventos O sim de Ana Beatriz Vinícius ELOPOMENT WEDDING 24 - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Felix Fotografia

Clique aqui para conferir o elopement de Ana Beatriz & Vinicius

Eu amo elopements porque é como se ele fosse uma tela em branco. Os noivos podem fazer a pintura que quiserem, com as cores que os agrada, usando seus pincéis e técnicas favoritas. Não precisa ter vestido de noiva, não precisa ter celebrante, não precisa ter decoração e tá tudo bem! 

Pode, ainda, ser um elopement + destination wedding, se o intuito for celebrar em outra cidade, Estado ou até mesmo outro País. Lembrando que aqui em Brasília temos locais belíssimos para esse tipo de casamento!

como organizar um elopement wedding 3 scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!

Confira o casamento de Raquel & Ronald

Pra quem não é o Elopement Wedding?

Em tese, o elopement é pra todos os casais que queiram vivenciar uma experiência única e de forma íntima, só entre eles.

Mas de verdade, nem todo mundo vai se identificar com o fato de ser algo só pro casal, porque a cultura do brasileiro é de festa grande, com muita bebida e curtição.

O elopement também não vai servir para os casais que não gostam de se aventurar. Que não curtem sair de casa, viajar e explorar o que a natureza tem pra oferecer!

13 Whimsical Helicopter Elopement scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Kerstin Hahn Photography

Pra quem é o elopement wedding?

Agora, se você e o seu noivo amam viajar, se vocês querem algo verdadeiramente único, se vocês não tem vontade de fazer uma festa para convidados, se envolver com toooodos os detalhes que envolvem um casamento tradicional, gastando muito dinheiro pra isso, o elopement wedding é pra você!

Também é uma excelente opção para os casados que sonham em fazer uma renovação de votos.

como organizar um elopement wedding 5 scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!

E, excepcionalmente, enquanto ainda existem pessoas no aguardo da vacina para o COVID-19, o elopement wedding é uma alternativa segura para que você e seu noivo possam dizer sim, constituir uma nova família e celebrar o amor de vocês dando um novo significado à data do casamento. 

Vantagens do elopement

Então, se a gente puder destacar as vantagens do elopement wedding, seriam:

  1. A fuga do stress de ter que planejar um casamento completo, que envolve lista de convidados, todo mundo querendo dar pitaco, pensar no look das madrinhas, detalhes da decoração e muitoooos outros detalhes.
  2. Num elopement wedding você não tem que lidar com convidados, você pode simplesmente focar naquele momento em que existe só vocês dois e curtir. Sem vergonha, com muita intimidade e total entrega.
  3. E um outro fator que conta muito é o custo. Obviamente depende de uma série de fatores, como se vai rolar viagem internacional ou não, se vai ser um casamento dentro do hotel em que vocês ficarão hospedados ou não, se vão contratar fornecedores locais ou se levarão do Brasil… mas o bom de fazer um elopement de destino ou destination elopement é que vocês já casam na lua de mel! 🙂

como organizar um elopement wedding Zoom Theory scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!

O que pode ter num elopement wedding?

Como eu disse antes, é um casamento totalmente personalizado onde os noivos não se sentem na obrigação de fazer nada nem de agradar ninguém.

Como são só os dois, eu acho legal fazer o first look ou first touch se a noiva ou o noivo forem supersticiosos… e qual a diferença?

O first look é um ensaio que retrata o momento em que os noivos se veem pela primeira vez. Já no first touch os noivos não se veem, eles apenas se tocam. Geralmente existe algum obstáculo separando o casal como uma porta ou parede. São dois momentos que valem muito a pena registrar 🙂

Rodrigo Paulino Fotografia FOTO 134 de 168 scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Rodrigo Paulino Fotografia

Também dá para incrementar a cerimônia inserindo algum rito que tenha significado para o casal, como a cerimônia das areias, quando os noivos vão despejando seus grãos de areia num terceiro recipiente até preenchê-lo e o ritual da árvore, que envolve plantar e cultivar a mudinha como deve ser feito com o amor.

A cerimônia do lava pés também é belíssima, lavar os pés um do outro como Jesus fez com seus discípulos na última ceia.

mini wedding no sítio geranium decoração mari decor dinho mendes Isa Lucas casamento 788 scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Dinho Mendes

Confira o “sim” de Isa & Lucas no Sítio Geranium

E depois da cerimônia?

Os noivos podem cortar o bolo, se houver, podem fazer um almoço íntimo para os dois, pic nic, jantar romântico… aí é a criatividade quem manda!

13 Rooftop Elopement Downtown scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Halle Morgan

Vale também ir explorar a cidade caso vocês ainda não conheçam ou curtir uma balada juntos!

Como organizar um elopement wedding?

Como tudo no casamento, a gente faz aos pouquinhos pra não pirar, né? Um passo de cada vez!

Então bora pensar numa data! Pode ser o dia do aniversário do namoro ou outra data especial e, após definido o dia, tá na hora de pensar no local… Outra vantagem do elopement é que por não envolver muitos fornecedores nem exigir uma super logística, os noivos podem se casar em tanto lugar legal!!! No alto de uma montanha, na cachoeira, na praia, no meio da floresta, numa igreja em ruínas…

Claro que dá pra fazer o inverso também! Vai que tem algum lugar que vocês já sonham em se casar, como a Toscana, casar com vista para a Torre Eiffel ou com o pé na areia em algum resort all inclusive em Cancún.

Nesse caso minha sugestão é que vocês estudem as condições climáticas do País, descubram qual é a melhor época para casar, se é possível fazer uma cerimônia com efeitos civis, qual a burocracia e só então façam a reserva do hotel ou espaço de sua preferência.

Antes é importante ver exatamente o quanto vocês tem pra gastar com o casamento e definir o que é prioridade, no que dá pra economizar e o que vocês podem abrir mão.

Com a data e o local definidos, já sabem o budget, tá na hora de contratar os fornecedores. Dê preferência para fornecedores que tenham experiência com esse tipo de casamento.

como organizar um elopement wedding 7 scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!

Se você vai fazer um elopement de destino, faça uma boa pesquisa e procure contratar fornecedores locais que já sabem como funcionam os casamentos na região já que você não vai poder ficar indo lá para organizar sua cerimônia. 

Considere também ter uma assessoria, um bom assessor vai descomplicar o processo pra você, evitar que você tenha dor de cabeça desnecessária, indicar os fornecedores certos, tirar suas dúvidas e te ajudar no dia do casamento.

Conheça os assessores indicados pelo A Cada Sim

guia do sim danielle rossi photography casamento em brasília Ensaio 382 scaled - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Danielle Rossi Photography

Geralmente os elopement weddings acontecem ao ar livre, em contato com a natureza, então um fotógrafo que tenha experiência com luz natural e que saiba trabalhar a paisagem é essencial para valorizar esse momento. 

Conheça os fotógrafos indicados pelo A Cada Sim

Outros dois fornecedores que tem um papel muito especial é o decorador e o celebrante. Se for contratar, escolha com muito carinho!

CASAMENTO X COVID-19

Esse é um assunto bem delicado. Planejar um casamento já exige muito do nosso emocional, em condições normais as noivas geralmente ficam bastante ansiosas e emotivas.

Desde abril do ano passado já tive contato com dezenas de noivas inseguras, sem saber se precisariam adiar o casamento ou não, algumas enfrentaram dificuldades para manter todos os seus fornecedores por questões de agenda, outras tiveram um segundo nível de stress tendo que lidar com cobranças de multas.

A data do casamento é muito importante e significativa, por isso eu quero dizer que, mesmo que a festa tenha sido adiada, vale a pena celebrar o amor na data original!

Se vocês decidirem sair de um casamento tradicional e para um elopement wedding, é possível também. A gente sabe que dá um frio na espinha nessa hora, é uma decisão bem difícil de tomar, mas por outro lado, se não faz sentido esperar, para quê ficar adiando?

O que fazer então?

Primeiro, leia todos os seus contratos e peça ajuda para o seu cerimonial intermediar o meio de campo com os fornecedores.

Avise os convidados da mudança de planos em razão da nova circunstância. Pode ser que um ou outro ache ruim, mas a grande maioria das pessoas tem sido super compreensiva nesse momento!

como organizar um elopement wedding Christine Quarte Photography2 - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Cristine Quarte Photography
como organizar um elopement wedding Cristine Quarte Photography - Casamento a dois: Tudo o que você precisa saber para organizar um elopement wedding!
FOTO Cristine Quarte Photography

Uma outra opção super interessante e que veio pra ficar é a transmissão ao vivo. Ficará ainda mais emocionante se você conseguir enviar para cada família um kit celebração… Aí vão algumas sugestões: espumante, docinhos do casamento, uma fatia do bolo, bem casados…

E, se fizer sentido para você e pro seu noivo, planeje no ano seguinte ou quando as condições melhorarem, uma renovação de votos. Faça uma festa bem animada e convide todos os amigos próximos e familiares. Tenho certeza absoluta que assim que todos estiverem vacinados, vai ser ainda mais gostoso e significativo celebrar um casamento!

Deixe seu comentário